Como se pode imaginar, a Trilha Inca para Machu Picchu é um dos grandes desafios que você pode enfrentar em sua jornada como viajante. A caminhada envolve a passagem por altas passagens andinas, cumes superiores e florestas nubladas inefáveis, onde você se sentirá em outro mundo. Você observará centenas de espécies de flora diferentes, seguindo o antigo caminho Inca, que culmina em um dos lugares mais místicos do planeta: Machu Picchu.
Clima e Estações na Trilha Inca
O caminho da Trilha Inca é marcado por duas estações distintas — a estação chuvosa e a estação seca — com transições graduais entre elas. Como Machu Picchu está situada no coração da Cordilheira dos Andes, o clima pode mudar rapidamente, variando entre frio e calor ao longo da caminhada.
1. Estação Seca (Maio a Outubro)
- Pico: Junho, julho e agosto marcam o auge da estação seca na região andina do Peru.
- Clima: Dias quentes e ensolarados são a regra. As temperaturas diurnas variam geralmente entre 20 e 23 °C.
- Frio Noturno: As temperaturas noturnas caem drasticamente nos acampamentos de alta altitude, podendo variar de -1 a 7 °C.
2. Estação Chuvosa (Novembro a Março)
Clima: As temperaturas diurnas variam entre 20 e 21 °C. As noites são mais quentes em comparação com a estação seca, com uma temperatura média de cerca de 7 °C. Apesar da chuva, ainda há chances de aparecer algum sol.
Pico: Dezembro e janeiro são os meses mais chuvosos.
Melhor Época para Fazer a Trilha Inca
Diz-se que a melhor época para fazer a Trilha Inca é durante a estação seca, de maio a outubro. Isso proporciona um clima predominantemente seco e ensolarado, com ar fresco e agradável nas montanhas. Lembre-se, porém, de que esta é a época mais movimentada para fazer a trilha e espere ver muitas pessoas fazendo a trilha. Além disso, esta é a época mais fria, com as noites ficando bem frias.
Por outro lado, se você não se importar com um clima mais instável, os meses intermediários de abril e novembro oferecem menos multidões, com alguns dias ainda lindos, talvez com mais algumas pancadas de chuva aqui e ali (o que pode ser bastante refrescante durante a caminhada). Os meses de dezembro e janeiro são os mais chuvosos e espere se molhar, então leve roupas adequadas para chuva e você ficará bem. A trilha é tranquila nesses meses, então você pode passar mais tempo nas ruínas.
Lembre-se de que a Trilha Inca fica fechada em fevereiro para manutenção e você não poderá fazer a trilha.

Natureza
A Trilha Inca atravessa diversas paisagens, desde picos andinos de alta altitude até exuberantes florestas nubladas e selvas. Ecossistemas únicos prosperam em cada um desses ambientes. Você poderá avistar diversos beija-flores andinos, centenas de espécies de orquídeas e flores requintadas, e vivenciar a sensação de estar a sós com a Mãe Natureza nas montanhas gigantescas.
Passagem da Mulher Morta
Saia do Vale Sagrado em direção a Warmiwanusca, ou Passagem da Mulher Morta, no segundo dia da Trilha Inca clássica. Este é o ponto mais alto da caminhada, a 4.215 m (aproximadamente 13.828 pés), e as vistas do cume são inesquecíveis.
Runkurakay
Runkurakay consiste em antigas cabanas incas com estruturas circulares únicas e alvenaria de pedra precisa que resistiram a muitos séculos nos altos Andes. Seu guia explicará a história deste antigo local.
Patallacta
Situados na cabeceira dos rios Kusichaca e Willkanuta, os terraços de Patallacta provavelmente eram usados para produção agrícola ou serviam como locais de descanso para viajantes. Diz-se que o local acomodava pessoas em peregrinação a Machu Picchu durante a época inca. É acessível apenas por uma estreita escadaria de pedra.
Wiñayhuayna
Wiñayhuayna é o último acampamento da trilha. Esta ruína espetacular, situada na encosta de uma montanha, oferece algumas das vistas mais deslumbrantes do vale e dos picos imponentes. O complexo arqueológico em si é extenso e íngreme. Wiñayhuayna também se destaca pela abundância de orquídeas que pontilham a paisagem.
Porta do Sol
A incrivelmente gratificante trilha de vários dias culmina com a chegada a Machu Picchu no último dia. Caminhe pelo Inti Punku, ou Porta do Sol, até a Cidade Perdida dos Incas ao nascer do sol. A vista da Porta do Sol em um dia claro é simplesmente maravilhosa.
Machu Picchu
Seu passeio guiado por Machu Picchu começará ao chegar ao portão, após descer pela Porta do Sol. Neste tour de aproximadamente 2 horas, você aprenderá sobre a história, as tradições e a vida do povo inca de Machu Picchu. Explore as diferentes partes da cidade e, em seguida, tenha tempo livre para descobrir a cidadela por conta própria. Não se esqueça de tirar muitas fotos dos diversos pontos de observação.
Roteiro Clássico para a Trilha Inca

Roteiro Clássico da Trilha Inca (4 Dias)
Dia 1: Cusco – Ollantaytambo – Wayllabamba
Saia cedo e viaje para Ollantaytambo para o início da trilha. Continue até a cidade de Miskay e caminhe até Patallacta, o primeiro sítio arqueológico. Após o almoço, siga até o primeiro acampamento, Wayllabamba, apreciando as vistas da Serra de Vilnacota e do Monte Verônica.
- Distância da trilha: 12 km (7,5 mi)
- Duração da trilha: 4 a 6 horas
- Altitude máxima: 3.000 m (9.842 pés)
- Dificuldade: Moderada
Dia 2: Trilha Inca – Wayllabamba a Pacaymayo
Este é o dia mais desafiador da trilha: suba até a Passagem da Mulher Morta, que fica a uma altitude de 4.215 metros, de onde as vistas são espetaculares. Em seguida, desça e suba por outra passagem antes de continuar até o acampamento para um merecido descanso após um árduo dia de caminhada.
- Distância da caminhada: 16 km (10 mi)
- Duração da caminhada: 7 a 8 horas
- Altitude máxima: 4.215 m (13.828 pés)
- Dificuldade: Desafiadora
Dia 3: Trilha Inca – Pacaymayo a Wiñayhuayna
Hoje, continue a caminhada por uma trilha que se assemelha a uma escadaria de pedra inca sem fim. Visite as ruínas de Runkurakay e Incatambo com vista para o Vale de Pacaymayo. O dia termina com a chegada às ruínas de Wiñayhuayna, onde acamparemos para passar a noite.
- Distância da caminhada: 16 km (10 mi)
- Duração da caminhada: 8 a 10 horas
- Altitude Máxima: 3.900 m (12.467 pés)
- Dificuldade: Moderada
Dia 4: Wiñayhuayna – Machu Picchu
Acorde cedo e faça o trecho final da trilha até a Porta do Sol (Inti Punku), de onde você terá uma vista incomparável de Machu Picchu. De lá, caminhe até a entrada da cidadela. Seu guia fará um tour guiado de 2 horas, seguido de algum tempo livre. Mais tarde, pegue o ônibus para Águas Calientes e o trem de volta para Cusco.
- Distância da trilha até Machu Picchu: 6 km (3,7 mi)
- Duração da trilha: 3 a 5 horas
- Altitude Máxima: 2.650 m (8.694 pés)
- Circuito em Machu Picchu: Número 3
- Dificuldade: Moderada
Note: Trilha Inca de 2 Dias (Alternativa)
A Trilha Inca de 2 dias é perfeita para viajantes que não têm tempo ou que desejam uma caminhada menos exigente fisicamente do que o roteiro clássico de 4 dias. Também é uma ótima opção caso as licenças de 4 dias estejam esgotadas.
O pacote de 2 dias inclui um dia de caminhada pela beleza dos Andes, passando por Chachabamba (um complexo arqueológico que se acredita ter servido como guarita de Machu Picchu) e por Wiñay Wayna. A entrada na cidadela é feita pela Porta do Sol para um primeiro encontro com a “Cidade Perdida dos Incas”. A noite é passada em um hotel confortável em Águas Calientes, com visita guiada a Machu Picchu no dia seguinte.
Licenças e Regulamentos
Licenças
Você pode pensar que 500 licenças por dia para a Trilha Inca são muitas. No entanto, esse número inclui todos que fazem a Trilha Inca de 4 ou 2 dias, além de todos os guias, carregadores e cozinheiros. Por isso, as autorizações esgotam muito rapidamente, às vezes com seis meses de antecedência na alta temporada. Ao decidir quando fazer a Trilha Inca, faça sua reserva com antecedência.
Fevereiro (Fechamento)
Durante o mês de fevereiro, o governo peruano fecha a trilha para manutenção, conservação e limpeza anuais. A trilha é aberta nos outros onze meses do ano.
Itens Proibidos
Incluem:
- Combustíveis fósseis, como querosene, óleo diesel, gasolina.
- Armas de fogo ou de ar comprimido, arcos e flechas, instrumentos de caça e pesca.
- Ferramentas de corte como facas, espetos, pás, machados, facões e outras ferramentas.
- Armadilhas para animais selvagens.
- Substâncias ilícitas (estimulantes, psicotrópicos, narcóticos ou drogas não permitidas pela legislação nacional).
- Animais domésticos ou espécies exóticas.
- Bastões de caminhada com pontas de metal – devem ter protetores de borracha.
- Resíduos plásticos, como garrafas, recipientes e copos descartáveis.
Atividades Proibidas
Respeite esta trilha histórica seguindo as seguintes regras:
- Você não pode percorrer a Trilha Inca entre 19h e 5h30.
- Você não pode remover ou destruir qualquer flora e fauna da área.
- Não jogue lixo no chão.
- Não perturbe os animais.
- Fogueiras não são permitidas.
- Não danifique árvores.
- Não destrua as rochas das ruínas ou da trilha.
- Não acampe em áreas com vestígios incas. Acampar só é permitido em áreas autorizadas.
Lista de Itens para a Trilha Inca até Machu Picchu

Itens de Uso Diário (Mochila de Ataque)
- Mochila para levar na trilha
- Garrafa de água reutilizável para ser enchida a cada refeição
- Chapéu (para o sol)
- Protetor solar
- Lanterna de cabeça (essencial)
- Chapéu de lã (gorro)
- Capa de chuva e calça impermeável
- Lã (peça de vestuário, como um casaco)
- Lanches (como barras de chocolate, barras de cereal, frutas secas) para a trilha
- Luvas
- Câmera fotográfica
- Álcool em gel e hidratante para as mãos
- Papel higiênico e pequenos sacos plásticos para lixo
Itens na Mochila Esportiva (Carregada pelos Carregadores)
- Mochila esportiva para ser carregada diariamente pelos carregadores.
- Observação: Esta mochila não fica acessível até o acampamento à noite.
- Mínimo de 2 camisetas
- Mínimo de 2 calças de caminhada
- 4 conjuntos de roupas íntimas
- 3 conjuntos de meias de caminhada
- Roupa de banho
- Roupa íntima térmica (segunda pele)
- Lã, jaqueta de plumas
- Calçados confortáveis para o acampamento
- Toalha de secagem rápida
- Frasco pequeno de sabão
- Carregador de bateria. Observe que não há eletricidade na trilha.
- Sacolas plásticas grandes (para separar roupas molhadas/sujas)
Artigos de Higiene Pessoal
- Limpeza e hidratante facial
- Álcool em gel para as mãos
- Lenços umedecidos
- Escova e pasta de dentes
Medicamentos
- Kit pequeno de primeiros socorros
Itens Necessários e Regras
Aqui estão alguns itens importantes que você deve ter; caso esqueça, não poderá entrar em Machu Picchu:
- Documentação: A permissão para entrar na Trilha Inca deve ser documentada e paga integralmente antes da entrada. Somente documentos fornecidos pela Unidade de Gestão do Santuário Histórico de Machu Picchu (UGM) são aceitos.
- Passaporte: Você precisa do seu passaporte original para entrar na trilha e nas ruínas. O passaporte deve corresponder ao nome que consta nos seus ingressos e documentos da Trilha Inca. Os ingressos são 100% intransferíveis.
- Garrafa de água reutilizável: Plástico de uso único não é permitido na trilha, portanto, certifique-se de ter uma garrafa de água recarregável para se manter hidratado.
A Altitude
Recomendamos passar alguns dias em Cusco antes do início da sua caminhada para que seu corpo tenha tempo suficiente para se adaptar à região de alta altitude. Cusco fica a 3.400 m acima do nível do mar. A passagem mais alta da Trilha Inca fica a 4.214 m de altitude. Ao chegar a Cusco, beba bastante água, evite bebidas alcoólicas, faça uma dieta leve (hipocalórica) e descanse bastante antes de iniciar a trilha. Lembre-se que a trilha exige um certo condicionamento físico para ser concluída.
Gorjetas para os Carregadores
A gorjeta é uma escolha pessoal se você sentir que foi bem atendido, mas nunca se sinta obrigado a dar gorjeta. Se decidir dar, na última noite da sua caminhada, é comum que todos os caminhantes juntem suas gorjetas e as entreguem ao guia. O guia, então, distribui esse dinheiro entre todos os funcionários da Trilha Inca. Recomendamos um valor entre US$ 50 e US$ 70 por caminhante.
Se as Autorizações para a Trilha Inca Estiverem Esgotadas
Se as autorizações para a Trilha Inca para Machu Picchu já estiverem esgotadas para as suas datas, felizmente existem ótimas alternativas que você pode aproveitar. Salkantay, Lares e Choquequirao são excelentes trilhas alternativas — todas são antigas trilhas incas que pertencem a uma vasta rede de estradas que outrora conectavam todo o Império Inca.
Esperamos que isso lhe dê uma ideia geral da Trilha Inca e do que esperar. Para garantir seu lugar na Trilha Inca, reserve com antecedência!
