Moray: Um experimento inca ou um local de pouso alienígena? Qual você prefere? Qual era a verdade? Quem sabe. Não havia nada escrito sobre o local, então, até hoje, ele permanece envolto em mistério. A isso, soma-se o magnífico entorno de Moray, situado no Vale Sagrado dos Incas. O sítio sagrado de Moray irá surpreendê-lo com uma mistura de beleza e admiração pelas conquistas desses povos ancestrais.
O Que É Moray?
Moray é uma das ruínas incas mais famosas perto de Cusco. É composto por três grupos de terraços circulares que descem do nível mais alto para o mais baixo. O local possui 12 níveis de terraços, sendo que o maior deles tem um diâmetro de 180 metros.

Para Que Servia?
Como os incas não tinham linguagem escrita, as ruínas de Moray são um enigma. Seu propósito tem incentivado debates entre antropólogos, arqueólogos e viajantes curiosos. Existem muitas teorias sobre a finalidade do local.
A teoria preferida é que os incas usaram o local para experimentar o cultivo de diferentes plantas em diferentes condições. Eles utilizavam solos distintos, trazidos de várias partes de seu império, para fins de pesquisa. O local possui um sistema de irrigação, uma série de canais alimentados por água de um reservatório mais alto nas montanhas, integrando-os às estruturas dos terraços. Há uma diferença de temperatura do topo para a base que varia em impressionantes 12 graus Celsius (27 graus Fahrenheit), e o sol incide em cada terraço em ângulos e intensidades diferentes.
Outra teoria sobre Moray, apoiada por contos locais, é que, na época dos incas, o local era usado para celebrações e cerimônias. Hoje, os moradores se reúnem uma vez por ano, em outubro, para celebrar o Moray Raymi no sítio arqueológico.
A próxima teoria afirma que o local já foi uma mina a céu aberto. Construída por culturas incas ou pré-incas, ela serviu para a infraestrutura local. Depois que a mina serviu ao seu propósito, eles a cobriram com terraços e a reaproveitaram para agricultura e usos cerimoniais.
Por fim, a teoria mais fantasiosa que surgiu sobre Moray é que as ruínas sugerem que as depressões circulares na terra são círculos nas plantações, ou marcas deixadas por alienígenas após o pouso de um OVNI. Qual dessas teorias você prefere?
Como Moray Foi Construída?
Assim como em Machu Picchu, os terraços de Moray foram escavados na encosta da montanha. Eles reforçaram os degraus ou terraços com pedra e terra para a drenagem da água. Escavações revelaram que os incas importaram solo de diferentes regiões do Peru, o que reforça a hipótese de que Moray era usada para pesquisa agrícola.
Sinta a Diferença de Temperatura
Ao entrar neste maravilhoso sítio inca, você terá uma noção do tamanho de Moray. Passe alguns minutos apreciando a vista e observando a magnitude do maior conjunto de terraços que desce até o fundo circular. Ao descer, caminhando entre cada nível, você sentirá a diferença de temperatura em cada um deles.
Clima
Os Andes, onde Moray está localizada, normalmente apresentam temperaturas mais amenas durante a maior parte do ano. A temperatura diurna varia de 18 a 21 °C. As temperaturas médias noturnas variam entre 1 e 8 °C.
- Estação Seca: Na região de Cusco, a estação seca vai de abril a outubro. É a melhor época para visitar. Os dias são mais frios e há menos chance de chuva, tornando o dia em Moray agradável.
- Estação Chuvosa: A estação chuvosa se estende de novembro a março e, na maioria dos dias, você terá alguma chuva. As temperaturas são ligeiramente mais altas, mas você precisará trazer uma capa de chuva, pois a possibilidade de chuva é alta.
Altitude
Com uma altitude semelhante à de Cusco, o mal da altitude pode ser um problema para os viajantes que visitam Moray. Como cada pessoa é diferente, é difícil dizer quem sentirá os efeitos. O normal é que as pessoas sintam uma leve dor de cabeça, falta de ar e, em alguns casos, perda de apetite. Reserve alguns dias para se adaptar à altitude, descansando em Cusco ao chegar.
Passeios
Os passeios de Cusco para Moray partem todos os dias. Você pode fazer um passeio em grupo que inclui transporte até o local e um guia especializado que lhe contará a história e o propósito do local. Há disponibilidade para passeios em inglês ou espanhol. Outra opção é fazer um passeio privado a Moray, o que lhe dará a flexibilidade de sair e ver o que quiser, com seu próprio guia pessoal.
Se você pretende fazer o passeio sozinho, contrate um táxi para levá-lo a Moray. Não se esqueça de negociar com o motorista e certificar-se de que ele fique até o término do passeio, para que ele possa levá-lo de volta a Cusco.
O Que Fazer em Moray e Arredores?
Ciclismo
O Vale Sagrado é repleto de trilhas de terra perfeitas para ciclismo. Uma das melhores rotas é de Maras a Moray. Faça um passeio com um guia, cuja primeira parada será Moray, onde você visitará as ruínas e fará um tour por este local fascinante. Mais tarde, visite as Salinas de Maras. Não é um passeio para os fracos, mas o esforço vale a pena.
Cavalgadas
Quem não gostaria de atravessar os belos Andes a cavalo? Faça isso enquanto aprecia picos espetaculares como Pitusiray, Chicón e Verônica. Continue até as ruínas incas em Moray e, mais tarde, visite as Salinas de Maras. Este é um passeio fácil, adequado para todos os níveis e experiências.
Salinas de Maras
As minas de sal de Maras são lagoas incrustadas de sal que, à distância, parecem um manto de neve cobrindo a encosta da montanha. Mas, à medida que você se aproxima, cada um dos mais de 3.000 tanques assume vários tons de branco ou bege, devido aos diferentes níveis de salinidade. O sal de Maras é extraído desde os tempos pré-incas e, hoje, os viajantes são convidados a ver essa tradição secular em ação. Vendedores na entrada do local vendem sal de Maras embalado, que é uma excelente lembrança e gera renda para os moradores locais, proprietários das salinas.

Cidade de Maras
Uma pequena vila localizada perto das Salinas de Maras e de Moray. A cidade tem um passado colonial orgulhoso. Muitas das casas exibem o brasão espanhol da nobreza gravado nas portas. Observe as mulheres usando chapéus tradicionais na praça principal e, na cidade, conheça a vida de uma cidade peruana tradicional.
O Que Levar
Aproveite as ruínas de Moray e não se esqueça dos itens essenciais. Certifique-se de ter esses itens à mão durante seu passeio por Moray.
- Bilhete Turístico de Cusco, também chamado de Boleto Turístico (necessário para a entrada em Moray)
- Água engarrafada e lanches
- Calçados confortáveis para caminhada
- Câmera fotográfica
- Dinheiro para souvenirs e lanches
- Proteção solar (chapéu, óculos, protetor solar)
- Jaqueta impermeável ou capa de chuva (especialmente durante a estação chuvosa)
Qual é a sua opinião? Você acredita nas teorias sobre o propósito de Moray? Tem alguma outra ideia? Independentemente disso, desfrute da exploração de Moray, maravilhe-se com a genialidade dos engenheiros incas e aproveite a magnífica Cordilheira dos Andes ao redor! Reserve seu passeio hoje mesmo.