Cusco, a cidade imperial dos Incas e uma das mais singulares do mundo, transborda história e cultura. No centro histórico, cada rua e esquina tem uma história para contar. A menos que você planeje passar muito tempo na cidade, pode ser difícil visitar todas as atrações em um curto período. Há uma história rica e profunda ligada a todos os locais de interesse e, sem um guia, é difícil aprender sobre elas. Fazer uma visita guiada pela cidade pode ser uma experiência muito gratificante. Explore Cusco e aprenda a complexa história dos incas fazendo um passeio imperdível.
Roteiro do passeio pela cidade de Cusco
Os passeios podem ser feitos em dois tamanhos de grupo: 1 a 6 pessoas ou 7 a 12 pessoas. Geralmente, eles começam de manhã, por volta das 9h, ou à tarde, às 13h. Escolha o horário que for mais conveniente para você. Seu guia irá buscá-lo em uma van particular no seu hotel no horário escolhido. O passeio começa no templo mais importante de todo o império inca, Qorikancha, o templo do ouro. O percurso continua por vários locais diferentes na cidade antes de finalmente deixá-lo em seu hotel. Dependendo do tamanho do grupo, a duração do passeio pode variar, mas geralmente leva cerca de 4 a 5 horas.
O que ver, visitar e explorar durante o passeio pela cidade de Cusco?
Qorikancha
Uma das estruturas mais impressionantes de todo o império inca e o templo mais importante de toda a civilização. Qorikancha é uma imponente estrutura de pedra dedicada à adoração do deus sol inca “Inti”. O nome significa “Templo do Ouro” em quíchua. Diz-se que Qorikancha era completamente coberto por placas de ouro antes da conquista espanhola de Cusco. Infelizmente, o ouro foi retirado para pagar o resgate do inca Atahualpa e, depois disso, o templo foi completamente saqueado e destruído pelos espanhóis.
O que restou do templo foi usado como fundação para um novo templo cristão, que mais tarde seria chamado de “Convento de Santo Domingo”. Hoje, a igreja colonial fica no topo de Qorikancha. Você pode entrar em Qorikancha por uma taxa de 10 soles por pessoa. Além disso, visite o Museu Qorikancha, que fica no subsolo, no campo em frente ao templo. O museu inclui achados da escavação de Qorikancha. Há muitos itens em exibição, incluindo artefatos e até mesmo algumas múmias incas.


Sacsayhuaman
A maior fortaleza já construída pelos incas, Saqsayhuaman fica a noroeste do centro de Cusco. Feita de gigantescos blocos monolíticos de calcário, sua construção começou durante o reinado do imperador inca Pachacutec, no século XV, e só foi concluída no século XVI, sob o reinado do imperador inca Huayna Cápac. A finalidade exata de Saqsayhuaman ainda é incerta, mas acredita-se que as forças militares possam ter sido treinadas lá. Além disso, dizem que grandes festivais eram realizados no local.
Seu guia irá levá-lo pelo complexo e compartilhar tudo o que sabe sobre a misteriosa fortaleza. Não deixe de fazer todas as perguntas que tiver, pois os guias são apaixonados por seu patrimônio e história e ficam sempre felizes em compartilhar sua cultura. Após explorar o local, seu guia irá levá-lo em uma van particular até o próximo destino.
Q’enqo
Um sítio arqueológico acima de Cusco, esculpido na rocha. Q’enqo é uma “huaca” inca e talvez a mais importante do império. Huacas são locais sagrados onde cerimônias e rituais eram realizados. Nesta huaca em particular, há uma rede subterrânea de túneis e um altar esculpido na rocha. Acredita-se que nesses túneis eram preparadas múmias e realizados sacrifícios de animais, como alpacas e lhamas. Reserve um momento para apreciar o fato de que você estará no mesmo local onde os imperadores incas foram mumificados há centenas de anos.
O sítio está dividido em duas seções: “Q’enqo grande” e “Q’enqo chico”. A seção Q’enqo grande abriga uma das partes mais misteriosas de Q’enqo, a pedra Intiwatana. Com o significado de “onde o sol está amarrado” em quechua, a Intiwatana é uma grande pedra que se acredita ter sido usada para registrar o tempo e eventos astronômicos. Além da função básica de relógio de sol, como e para que a pedra era usada ainda é um mistério.


Puka Pukara
Localizada a 10 km ao norte do centro da cidade, Puka Pukara é uma ruína arqueológica inca que significa “fortaleza vermelha” em quechua. A função do local ainda é motivo de debate. É amplamente aceito que Puka Pukara era usado para fins administrativos e militares. Localizado em uma posição estratégica em uma das principais vias de saída de Cusco, Puka Pukara tem uma vista de 360 graus da região. Poderia ter servido como um tipo de mirante para avistar viajantes ou invasores se aproximando de Cusco.
Embora as paredes de pedra sejam cinzentas agora, anos atrás a fortaleza tinha uma cor rosa. Ao pôr do sol, diz-se que a pedra adquire um tom mais rosado. As paredes são feitas de pedras de tamanhos estranhamente diferentes e parecem muito diferentes quando comparadas com as estruturas construídas com precisão de outros locais da região. Devido à sua construção, acredita-se que Puka Pukara tenha sido construída às pressas.
Tambomachay
Também conhecido como o “Banho do Inca”, este sítio arqueológico inca servia a vários propósitos. Potencialmente, era um retiro para a elite política ou um local sagrado dedicado ao culto da água. Existem muitos canais e fontes diferentes. Como todos os principais templos sagrados do império inca têm algum tipo de elemento aquático, é possível que a sua função fosse puramente religiosa.
A água é fornecida por duas nascentes próximas, que foram desviadas e canalizadas para três cachoeiras ou fontes principais. Tambomachay é um ótimo exemplo da engenharia inca. Acredita-se que o local tenha sido construído na época de Pachacutec, no século XV, e as águas ainda fluem até hoje.
Esta será a última atração do passeio. Depois, o seu guia irá levá-lo de volta ao seu hotel, deixando-o na porta da frente.

O que está incluído no passeio?
- Transporte: Van particular para todos os locais.
- Guia bilíngue: Guias especializados que falam inglês e espanhol.
- Traslado: A van particular irá buscá-lo e deixá-lo em seu hotel.
Não incluído
- Entrada para Qorikancha: Você precisará comprar seu ingresso na porta por 10 soles.
- Boleto Turístico: Este ingresso permite a entrada em 16 locais diferentes e é válido por 1 dia, custando 70 soles.
- Alimentação: As refeições não estão incluídas. Certifique-se de comer antes ou depois do passeio.
O que levar
- Água e lanches: Para matar a fome, caso você fique com fome.
- Proteção solar: Protetor solar e chapéu para se proteger do sol.
- Passaporte: Para entrar em cada local.
- Dinheiro em soles: Para lembranças e gorjetas.
- Jaqueta ou capa de chuva: Nos Andes, o tempo pode mudar de ensolarado para chuvoso em um instante.
A região andina como um todo é rica em história e cultura, e Cusco tem sido o centro das atividades há centenas, senão milhares de anos. Ao planejar sua viagem à cidade imperial dos Incas, fazer uma visita guiada lhe proporcionará informações valiosas e históricas que você perderia de outra forma. Aproveite ao máximo suas férias fazendo um passeio guiado pela cidade e mergulhe profundamente na misteriosa história dos incas.s férias fazendo uma visita guiada pela cidade e mergulhe profundamente na misteriosa história dos Incas.
