Uma das trilhas menos conhecidas da região, a Trilha das 7 Lagunas leva você a altitudes elevadas, começando a 4.300 m (14.208 pés), com o ponto mais alto atingindo 4.770 m (15.650 pés). Durante a caminhada, você percorrerá paisagens montanhosas intocadas e cruzará belos rios. Passará por comunidades quéchuas com rebanhos de alpacas e lhamas pastando nos vales das montanhas, sempre à sombra do impressionante e sagrado Monte Ausangate. Esteja preparado para a alta altitude e vá devagar. A caminhada de dia inteiro pelas 7 Lagunas é de moderada a difícil, e seu corpo certamente sentirá o esforço no final. Mais tarde, você terá a oportunidade de relaxar seus ossos cansados nas fontes termais medicinais de Pacchanta. Se você está procurando uma caminhada gratificante por lagunas alpinas que o leve a vários locais e o afaste das multidões, este é o passeio ideal para você.
Roteiro para a caminhada pelas 7 lagunas em Ausangate
Cusco – Pacchanta – Circuito das 7 Lagunas – Cusco
Prepare-se para acordar cedo. O traslado do hotel será às 3h da manhã. Saindo de Cusco, você fará uma viagem de 3 horas e meia em uma van particular até a pequena vila quéchua de Pacchanta, onde a trilha começa. No início, você poderá saborear um farto café da manhã preparado por um chef particular.

Circuito das 7 Lagunas
Azul Qocha: A primeira laguna da caminhada, recebe o nome da cor azul vibrante de suas águas. Localizada a 4.550 m acima do nível do mar, é a laguna mais baixa de toda a caminhada.
Orqo Otorongo Qocha: Desça até a próxima laguna, que fica a 4.570 m (14.993 pés). Com o significado de “jaguar macho”, Orqo Otorongo Qocha é conhecida por se parecer com um jaguar. Esta é uma laguna pequena, mas bastante profunda.
Oqe Qocha: A próxima laguna na trilha é chamada Oqe Qocha, que significa “Laguna Chumbo”, e tem uma tonalidade acinzentada, da qual recebe seu nome. Oqe Qocha é um pouco mais baixa que a laguna anterior, a 4.620 m (15.157 pés), e também um pouco menor. Aprecie as belas vistas e tire algumas fotos com os picos nevados das montanhas ao fundo.
Jatun Pucacocha: Comece a subida gradual até a laguna Jatun Pucacocha, que significa “Grande Laguna Vermelha” em quéchua. Pucacocha recebe esse nome devido ao solo vermelho ao longo de suas margens. Esta é a maior laguna da trilha e o ponto mais alto, a 4.756 m (15.604 pés).
Alqa Qocha: Com altitude relativamente semelhante à da laguna anterior, a 4.752 m (15.590 pés), Alqa Qocha pode ser fria. Certifique-se de levar roupas quentes e não se esforce muito, pois a última coisa que você quer é ser afetado pela altitude e ficar doente.
Chuño: Suba até a próxima laguna, chamada Chuño, que fica um pouco mais alta que a anterior, a 4.770 m (15.650 pés). Dizem que era usada para irrigar batatas, e os povos ancestrais da região deram a ela o nome da batata andina seca, chamada Chuño.
China Otorongo Qocha: Continue até a laguna China Otorongo Qocha, a 4.600 m (15.092 pés), cujo nome significa “jaguar fêmea”. Mais uma lagoa do que uma laguna, China Otorongo Qocha é muito pequena, mas tem uma bela cor turquesa e suas águas são sempre cristalinas.
ATENÇÃO: A trilha antes de chegar à primeira laguna é um circuito. Dependendo do caminho que você escolher, a ordem das lagunas pode ser invertida.

Termas de Pacchanta
Após concluir a caminhada e visitar todas as 7 lagunas, retorne à comunidade andina de Pacchanta. Aqui, você terá a oportunidade de relaxar nas fontes termais minerais naturais. Aprecie a vista deslumbrante do Monte Ausangate enquanto relaxa seus músculos cansados e desfruta de uma bebida. Após um agradável banho, almoce e retorne a Cusco em uma van privada, que o deixará em seu hotel.
ATENÇÃO: A entrada para as fontes termais custa 5 soles por pessoa e geralmente não está incluída no preço do passeio. Você precisará pagar a entrada por conta própria.
Fauna da Trilha das 7 Lagunas
A cordilheira dos Andes possui uma grande variedade de plantas e animais únicos. Durante a caminhada, fique atento e tire todas as suas dúvidas com o guia.
Vizcacha: Pequeno roedor que é uma mistura de lebre com chinchila, esses animais vivem nas rochas dos Andes.
Lhama: A mundialmente famosa lhama tem seu lar nesta região. Veja-as pastando nos vales das montanhas, muitas vezes acompanhadas por seus pastores.
Alpaca: Muito parecida com a lhama, este é um animal domesticado que você verá vagando pelas paisagens ao lado de lhamas e pastores locais.
Vicuña: Semelhante à lhama e à alpaca, a vicuña vive em estado selvagem na região circundante e nas lagunas de Ausangate.
Lista de itens para levar
Esteja preparado para esta caminhada. Mesmo que seja apenas uma viagem de um dia, é importante ter tudo o que você precisa.
- Mochila
- Garrafa de água reutilizável
- Lanches
- Capa de chuva
- Protetor solar
- Jaqueta quente
- Calçado adequado com solado novo
- Papel higiênico
- Dinheiro para lembranças, gorjetas e bebidas
- Roupa de banho para as fontes termais
Ausangate é uma das montanhas mais sagradas e respeitadas da região de Cusco. Caminhar pelas 7 lagunas é uma ótima maneira de se familiarizar com a área e com o Monte Ausangate. Se você gosta de natureza pura e, especificamente, de lagunas alpinas selvagens, esta é uma ótima caminhada de um dia para você.
