A montanha atrás da famosa cidadela inca de Machu Picchu é a montanha Huayna Picchu. Esta é uma caminhada gratificante com vistas excelentes de Machu Picchu. Subir a montanha é difícil e extenuante, mas vale totalmente a pena o esforço. Entre as curvas fechadas e degraus de pedra, há uma seção da trilha famosa por desafiar a morte. Essa seção é conhecida como Escadas da Morte! OK, na verdade não é tão ruim assim, mas é divertido exagerar.
Onde ficam as Escadas da Morte?
As Escadas da Morte ficam ao norte de Machu Picchu e constituem a última seção da montanha Huayna Picchu. Situadas a 2.700 metros acima do nível do mar (8.858 pés), a altitude não é tão elevada quanto a de Cusco.

Montanha Huayna Picchu (Montaña Huayna Picchu)
Huayna Picchu é uma das três montanhas do complexo de Machu Picchu e oferece as vistas mais famosas da cidadela. No topo, há uma estrutura habitacional simples e alguns pequenos terraços. As lendas dizem que era aqui que viviam os sumos sacerdotes de Machu Picchu.
Na encosta da montanha está o impressionante Templo da Lua, cujo acesso é, no mínimo, aventureiro. Pouco antes do templo, há um túnel estreito no qual você terá que rastejar de quatro para chegar ao outro lado. Ao sair do túnel, você chegará a uma grande caverna, dentro da qual fica o Templo da Lua.
Atrações nas Escadas da Morte
Embora a caminhada seja difícil, as recompensas valem a pena, pois há várias atrações ao longo do caminho e no topo da trilha.
- Templo da Lua: Um dos templos mais impressionantes de Machu Picchu.
- Ruínas incas: No topo da trilha, encontram-se algumas ruínas incas abandonadas há muito tempo.
- Vistas incríveis: Vistas inesquecíveis de Machu Picchu e da paisagem ao redor.
- Vegetação da selva: A trilha o levará por uma densa vegetação da selva alta.
- Adrenalina! A trilha tem muitas partes íngremes que vão acelerar seu coração e fazer você se sentir vivo.
Dificuldade das Escadas da Morte
Considerada a parte mais difícil da caminhada em Huayna Picchu, as Escadas da Morte são desafiadoras. Há corrimãos e cabos de metal para ajudar na subida. Se você tem problemas nos joelhos ou com escadas em geral, evite essa caminhada. Devido à altitude relativamente baixa, não é necessário estar em ótima forma física para completar as escadas. É mais uma batalha mental, pois há muitas seções em que o caminho é muito estreito, com penhascos íngremes a apenas um ou dois passos de distância. De modo geral, a maioria das pessoas consegue completar as Escadas da Morte, mas pode ser necessário algum esforço.
ATENÇÃO: Se você tem medo de altura ou problemas cardíacos, NÃO TENTE FAZER ESTA TRILHA!
Distância e duração
A caminhada geralmente leva 1 hora para subir e cerca de 45 minutos para descer. Dependendo de sua experiência, nível de condicionamento físico e medo de altura, os tempos podem variar. Huayna Picchu é uma caminhada curta, com apenas 4 km (2,5 milhas) de ida e volta. A inclinação da caminhada é o que a torna difícil, pois você subirá 360 m (1.000 pés). Conheça a si mesmo e seus limites. Se você mantiver um ritmo lento e constante, não deverá ter problemas e será recompensado com algumas das melhores vistas de Machu Picchu.
Cuidado
Ao longo das seções mais íngremes e estreitas das Escadas da Morte, há cabos de metal fixados nas paredes de pedra para ajudar os caminhantes. Embora os perigos sejam reais e uma queda em certas seções possa causar ferimentos graves, contanto que você vá devagar, você ficará bem.
Machu Picchu atrai turistas de todo o mundo e de todas as classes sociais. O problema com as Escadas da Morte é que muitos caminhantes inexperientes tentam fazer a trilha. Definitivamente, existem caminhadas muito mais perigosas no mundo, mas elas geralmente são feitas apenas por aventureiros experientes. Quando você combina trechos íngremes e caminhos estreitos com inexperiência, é aí que os problemas começam a surgir. Se você tem experiência e está confiante em suas habilidades, não terá nenhum problema.
O que levar para as Escadas da Morte
Certifique-se de estar preparado para esta caminhada, pois pode ser difícil para algumas pessoas.
- Calçado adequado: O mais importante! Botas de caminhada ou tênis com boa sola.
- Bastões de trekking: Embora tecnicamente sejam apenas para idosos ou deficientes, as regras não parecem ser aplicadas, então leve-os se quiser.
- Garrafa de água reutilizável: Garrafas plásticas não são permitidas em Machu Picchu.
- Proteção solar: Protetor solar, chapéu, camisa e calças compridas.
- Repelente de insetos: Pode haver muitos insetos que picam, especialmente na estação chuvosa.
- Mochila: Mochilas grandes são proibidas, leve uma mochila de tamanho padrão.
Viajar e fazer caminhadas envolvem riscos e, como diz o ditado, “quanto maior o risco, maior a recompensa”