2025 foi um ano de estabilização para a indústria turística em Cusco, após alguns anos de dificuldades devido a diferentes fatores. Foi também um ano em que novas tendências começaram a se estabelecer e as tendências habituais permaneceram fortes.
Este ano, observou-se uma maior demanda por atividades turísticas experienciais. Uma demanda por diversificação do turismo e um crescimento mais rápido do turismo de aventura. Tudo isso enquanto surgiram desafios, entre os quais:
- Excesso de turismo: com atividades tradicionais extremamente procuradas.
- Infraestrutura e qualidade dos serviços: a oferta cresceu exponencialmente, o que significa que a concorrência se concentra principalmente no preço e menos na qualidade.
- Impacto ambiental e cultural: alguns locais estão recebendo um grande número de visitantes, o que está causando uma deterioração acelerada. Enquanto isso, as comunidades são forçadas a aplicar a “folclorização” à sua cultura para mantê-la “disponível” durante toda a temporada.
Com base em nossa experiência e em vários observatórios do setor no Peru (incluindo andina.pe e MINCETUR), apresentamos nossa previsão das 3 principais projeções para o turismo em Cusco para 2026. Uma lista que o ajudará a planejar suas próximas férias no Peru.
Demanda por atividades mais experienciais e sustentáveis.
Atualmente, os turistas estão mais interessados em atividades mais imersivas com empresas locais, que possam proporcionar uma experiência autêntica com impacto real na região.
Baixo impacto ambiental, visitando opções menos movimentadas ou fora do circuito turístico tradicional. Trilhas ou rotas mais novas na natureza estão se tornando mais populares.
Experiências culturais não encenadas, como estadias locais ou compartilhar atividades diárias com famílias locais, estão mais populares agora.
Diversificação do turismo
Visitas como Machu Pichu não vão perder popularidade, mas os turistas querem experimentar e descobrir mais do Peru.
Atividades de aventura, como caminhadas ou trekking, estão se tornando mais populares. Agora que novas áreas estão disponíveis, como Palcoyo ou montanhas arco-íris alternativas, passeios de bicicleta elétrica em vez de caminhadas, entre outras.
Crescimento mais rápido do turismo de aventura
A OMT prevê que o turismo de aventura cresça globalmente entre 10% e 15% em 2026. Cusco não é exceção a essa tendência, com uma gama mais ampla de atividades agora no mercado, como escalada, tirolesa, bicicletas elétricas e outras.
Essas tendências estão se fortalecendo e serão fundamentais para 2026, com base na maior demanda por experiências orgânicas, autênticas e novas, no crescimento de um segmento de viajantes mais jovens e ativos e no crescimento da infraestrutura voltada para atividades de aventura e natureza.
A 69 Explorer está se preparando para atender às novas tendências da demanda. Já estamos oferecendo mais viagens de aventura, trabalhando com fornecedores locais e proporcionando experiências autênticas com nossa qualidade característica. Se você deseja combinar experiências mais novas e os clássicos imperdíveis em suas férias no Peru, somos sua melhor opção.
